Mulher de verdade

Mais uma vez venho reforçar minha certeza de que eu deveria ter nascido décadas atrás. Estava eu olhando Orkuts alheios¹ quando vi uma comunidade sobre pin-ups. Resolvi compartilhar com vcs meus pensamentos um tanto quanto desnecessários.

Bom, tudo começou a se estabelecer mais ou menos depois da Segunda Guerra mundial, quando artistas começaram a retratar mulheres lindas, fabulosas, com o corpão que Deus lhes deu. Cinturinha fina, cabelo arrumado, roupas extremamente femininas! Eu acho a coisa mais fofa, ainda mais porque as mulheres começaram a aparecer fora daquele ambiente tradicional de dona de casa. Creio eu que essa forma de retratar a personalidade feminina de uma maneira humorada e irreverente pra época foi um dos primeiros apelos da cultura pop e, com certeza, deve ter conduzido o modo como as moçoilas daquela época viam a si mesmas. Vcs lembram das aulas de história, não? O início do século XX foi marcado por tensões financeiras e culturais repressoras e, como o sábio já dizia, não adianta proibir, o proibido sempre tem um gostinho melhor. Ai a sociedade foi se reiventando, vide os exemplos abaixo.

Dei uma pesquisada no melhor estilo
the flash no meu amigo Google e achei o Gil Elvgren como referência quanto a este tipo de arte. Vale a pena dar uma olhadinha do site dele, isso se vc se interessar pelo que eu estou escrevendo, o que acho muito difícil. Oh! Mas se vc chegou até aqui, quer dizer que se interessou, não é? Vamos prosseguir.

Essa é do Gil Elvgren

De referência brasileira achei o José Luiz Benício. No site do cara diz que ele foi influenciado pelo ilustrador Norman Rockwell, que tem um trabalho incrível. O legal desse Norman é que as ilustrações possuem uma vivacidade infantil e os retratos não são apenas de mulheres. Mas voltando ao Benício (que é gaúcho, tche!), o cara retratou musas como Sônia Braga, Leila Diniz e Vera Fischer. Inclusive é ela, totalmente nua aos 18 anos, nesse poster muito bonito chamado "A Super Fêmea" ali embaixo. Vera querida, pq vc quis retocar a sua beleza? Hj te vejo na novela e dá uma pena toda vez que vc se vira e tenta mudar sua expressão. Não dá mais, né? É lindo envelhecer, aproveite²!

Essa do Norman Rockwell

Olha a Vera ai, galera! Por Benício

Sim, Benício! Brunettes do it better!

Passaram-se os anos e as mulheres de verdade perderam o posto da beleza. Vieram as cadavéricas modelos que mais serviam de cabide do que outra coisa. Como pode alguém ficar tão magra a ponto da gente poder ver os ossinhos pelo corpo todo? Salada é bom, mas não se esqueçam das pizzas, meninas. Tão yummy quanto! Com todos os problemas em relação à saúde das modelos e ao apelo que a alta costura fazia em relação ao estilo magérrimo-noiva-cadaver de ser, me parece que as pin-ups estão voltando. Talvez o motivo disso tudo não seja muito o apelo ao "vamos comer comida", mas à tendência retrô que se observa por ai, que tem base na época em que as pin-ups eram tudo de bom pra galera.

Katy Perry sempre alegrinha!

Alice Braga, pra Vanity Fair

Aim, Amy! Por que uma pin-up tão mal criada?

Pitty, pra Rolling Stones desse mês. Achei meio grosseiro.

¹Quem não faz isso? O Orkut é, nada mais, nada menos, do que aquela vizinha fofoqueira que sabe da vida de todo mundo. Se bobear sabe até mais do que vc, experiência própria.

² Como se ela fosse ler isso, né?

6 comentários:

Rebeka Alves disse...

Pinups sim são mulheres de verdade...adorooo, elas nunca serão "demodê" (palavra usada pela minha avó). Ser Pin-up é o sonho de qq mulher mesmo que inrustido...umas colocam pra fora como eu e outras no fundo, no fundo...pensam em se tornar uma, mais a coragem some as vistas...

Dani adorei, tinha coisas no teu texto que eu nem sabia..
=**

Josh Boyd disse...

só tem uma duvida dani....
vou poder te colocar na minha parede????
:)

Dani Francisco Boyd disse...

Haha!

Hugo Baraúna disse...

Primeira vez lendo aqui e gostei do que vi! Feed do blog assinado, vamos ver o que vem pela frente ;).

obs.: a propósito, sou fã da Amy Winehouse. =)

Anônimo disse...

meu blog deve mostrar um pouco o qto curto pin ups.. =] oq era sensual naquela epoca não é nada hj! eu tb nasci no tempo errado!

Unknown disse...

Muuito legal ! Adoro esse tipo de imagem, mesmo sendo idealista e um pouco surreal, mas traz a feminilidade e sensualidade de um jeito divertido!