Dia Internacional da Mulher

Ontem eu tava conversando com o Josh sobre a origem do dia Internacional da Mulher. Uma imensa preguiça de levantar pra procurar certinho de onde veio a ideia de comemorar esse dia me fez inventar uma história, que agora eu vejo que foi quase parecida com a real. Eu contei pra ele que em algum lugar na Europa, um monte de mulher revoltada com as condições de trabalho resolveu colocar fogo na fábrica onde trabalhavam. Ai teve mulher pulando pela janela, saindo correndo, tendo os lindos cabelos queimados. Mulher chorando porque esqueceu a bolsa lá dentro da fábrica e mulher chorando porque perdeu um lado do brinco. Um drama só! Minhas informações estavam mais ou menos corretas. Prometi pra mim mesma que iria pesquisar sobre isso e aqui vai um resuminho:


No dia 8 de março de 1857, ali pelo meio de todos os aconteceimentos da Segunda Revolução Mundial que ensinaram pra gente na escola, operárias de fábricas de roupas e da indústria têxtil em geral de Nova Iorque resolveram fazer um protesto contra as más condições de trabalho e os baixos salários. Alguns anos depois, em 1908, também em New York City, cerca de 15 mil mulheres foram as ruas protestar, exigindo melhores salários, redução da carga horária e direito ao voto. Imagino um monte de mulher gritando junto e reclamando. Me lembrei do filme que eu assisti sábado, Coco Avant Chanel, que de uma certa forma incentivou a libertação das mulheres - principamente daqueles espartilhos horríveis. Mas enfim, voltando ao assunto, tudo isso aconteceu com o apoio do Partido Socialista Americano, que em 18 de fevereiro de 1909 tomou a iniciativa de celebrar o Dia Internacional da Mulher pela primeira vez.

Cena do filme Coco Avant Chanel - eu indico.
Aqui é uma foto da fábrica que pegou fogo.
 
As comemorações dessa data seguiram pelo mundo inteiro. Quer dizer, mais na Europa mesmo. A influência dos partidos socialistas aumentava e o apoio aos direitos das mulheres também. Ai vem a parte que eu tinha certeza que já tinha ouvido antes em algum lugar. Em março de 1911 aconteceu um incêndio numa fábrica de roupas chamada Triangle Shirtwaist em Nova Iorque. Morreram 146 costureiras e aquele seria o pior incêndio da história de Nova Iorque, até o ataque de 11 de setembro de 2001. Nem sabia disso, vc sabia? Enfim, essa incêndio foi determinante, aquelas mulheres morreram muito provavelmente porque não conseguiram escapar. Todo mundo sabe que no início do século XX as pessoas trabalhavam sem o mínino de segurança. Muito triste. Mas pelo menos serviu de motivação para que a classe trabalhadora feminina requisitasse melhores condições de emprego e melhor aceitação na sociedade. E agora tamo onde a gente tamo!

Bom, outra coisa que talvez vc não saiba é que hoje também é aniversário da minha mãe. Eu descrevo todas esses acontecimentos sobre todas essas mulheres lutadores e fico imaginando que ela seria uma das que estaria na frente de batalha, lutando por seus direitos. Porque é assim que ela vive a vida dela. De frente, com força, querendo algo mais. Minha mãe é incrível! É meu exemplo de feminilidade, suavidade e coragem. Conquistou o que tem com muita fé, com muito suor e, principalmente, paciência. O que nós mulheres, honestamente, temos dificuldade em ter. Infelizmente não vou poder dar feliz aniversário pra ela de perto hoje. Mas eu sei que ela deve tá anunciando pra todos que hoje é o aniversário dela e que ela tá fazendo 48 anos. Cheia de alegria e cheia de saúde. 

Feliz aniversário pra Sandra Francisco, minha mãe querida, exemplo de mulher.

Na foto de cima, mãe e seu boneco de neve (Yosemite, 2010). Na de baixo, mãe e eu com as flores (Canela, 2009).

1 comentários:

Giselle Viegas disse...

Danizilda que legal vc "refretir" sobre esse dia tão especial... dia em que eu ganhei minha primeira multa depois de 5 anos de carteira (por estacionar em frente uma casa sem placa de não estacione)... dia em que me deu um piriri de um camarão que comi no dia 7..acho que tava meio estragado... fui parar no hospital, mas tudo bem, eu venci! No meu dia das mulheres batalhei para sobreviver aos mtos atropelos. Vou na universal tomar um banho de tutano de boi pra lavar minha alma! kkk Beijuuuuuus *amei o boneco de neve da tia Sandra, PARABENS pra ela 3x.